Sempre tive uma paixão muito grande por design de interiores e arquitetura, tanto que sou, verdadeiramente, incapaz de entrar em qualquer lugar sem avaliar se, de alguma maneira, ele pode ser alterado: seja para melhorar seu fluxo, a distribuição dos seus espaços, aumentar o conforto ou só para criar um luxo. Vivo fazendo reformas imaginárias! Pergunte a qualquer pessoa que me conhece bem…
Mas só há pouco tempo me assaltou a ideia de unir essa paixão a um outro amor, também de longa data: a fotografia.
Desde que essa imagem se infiltrou na minha mente, venho pensando e planejando como fazer para iniciar um trabalho nessa nova área, confesso ainda um pouco medrosa, mas (clichê dos clichês) quando estamos no caminho certo, as portas vão se abrindo.
Encontrei pessoas incrivelmente generosas que me receberam sem me conhecer e me permitiram registrar suas moradas; uma casa de eventos também me abriu as portas sem se preocupar com cobrança pelo uso do espaço; em uma ida (não programada) a Buenos Aires uma amiga arquiteta me contratou (uhu job pago!!!) para registrar sua própria residência recém reformada. Mas, hoje, eu vim aqui falar sobre o inesperado presente do Universo: fui autorizada a fotografar os trabalhos prévios da CasaCor Minas 2017, instalada no magnífico casarão da ex sede da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Como diz o ditado: quem tem amigo tem tudo e foi uma amiga quem me colocou em contato com um outro amigo e… Fez-se a mágica! Fui feliz e contente no dia 10 de julho registrar o trabalho invisível das equipes incríveis que preparam tudo para que os ambientes luxuosos saiam das pranchetas e computadores e ganhem o mundo.
Foi uma experiência que assentou dentro de mim a certeza de que é esse mesmo o rumo que quero dar à minha carreira profissional: fotografar espaços, ainda que vazios, a luz que os atravessa e potencializa poéticas outras, um cômodo cheio apenas de ar e restos de um passado ou da construção de um futuro.
Mas ainda não havia terminado o encantamento desse momento: fui convidada a participar do brunch de lançamento da CasaCor para a imprensa, que ocorreu antes da abertura oficial do evento, e para chegar mais cedo e assim poder registrar os espaços prontos, em primeiríssima mão! Aí, confesso, foi a glória!
Poder transitar por aqueles ambientes vazios ainda, silenciosos, plenos apenas das promessas de maravilhar os olhos que por eles iriam passear em algumas poucas horas, foi um privilégio que me emocionou muito, porque amo meu ofício e porque fui levada até ali pela pura e simples generosidade de completos desconhecidos.
Confira aqui o resultado!
1. Casa Cor – Em Processo
2. Casa Cor – O Resultado
Patrícia Lisboa e A Dupla Informação, na pessoa querida do Fábio Gomide, minha infinita gratidão por tudo e tanto.
0 Thoughts on Dois Amores – fotografia e design de interiores